A definição de carro esporte é um daqueles conceitos controversos, em que cada especialista tem sua opinião. Há quem associe esportividade a motores potentes e altas velocidades, como há quem requeira apenas uma direção divertida, desde que o automóvel deixe de lado qualquer recurso de conforto — e não falta quem prefira uma definição elástica, que compreenda quase tudo.
A inglesa Morris Garage ou MG, fundada em Oxford em 1923, foi reconhecida como fabricante de carros esporte dentro…
A definição de carro esporte é um daqueles conceitos controversos, em que cada especialista tem sua opinião. Há quem associe esportividade a motores potentes e altas velocidades, como há quem requeira apenas uma direção divertida, desde que o automóvel deixe de lado qualquer recurso de conforto — e não falta quem prefira uma definição elástica, que compreenda quase tudo.
A inglesa Morris Garage ou MG, fundada em Oxford em 1923, foi reconhecida como fabricante de carros esporte dentro da segunda daquelas definições: nem sempre potentes, às vezes um tanto comedidos em desempenho, mas certamente focados em transmitir ao motorista a diversão ao dirigir. Esse conceito está presente em modelos clássicos, como a série T produzida entre 1945 e 1955, e em produtos posteriores como o MG A, o MG B e o MG C.
O novo Midget era apresentado em 1961 com a mesma carroceria então adotada pelo Sprite, sem os “olhos de sapo” que o caracterizavam até ali. Era um conversível de dois lugares simples e harmonioso, com capô longo, cabine recuada, portas sem maçanetas externas ou janelas (havia só cortinas plásticas) e capota de aplicação manual — podia também receber uma cobertura sobre os bancos e o painel para quando estivesse estacionado.
Atrás dos bancos individuais havia um assento inteiriço, opcional, mais voltado à colocação de bagagens que de passageiros. Uma nova conveniência era a tampa convencional para o diminuto porta-malas, que acomodava o estepe. As diferenças entre o MG e o Austin eram limitadas a grade e detalhes de acabamento. Compacto, o Midget media 3,48 metros de comprimento, 1,37 m de largura e 2,03 m entre eixos e pesava 715 kg.